World of Van Helsing: Deathtrap é essencialmente um jogo de Defesa da Torre com elementos muito fortes de RPG de ação, que utiliza o sistema de batalha e os controlos da série The Incredible Adventures of Van Helsing. Podes escolher a tua personagem de entre as três classes disponíveis (Mercenário, Feiticeira ou Atirador) e irás comandar o teu herói solitário ao longo de vários mapas, onde terás de construir e manter armadilhas mortíferas para combater os enxames de monstros com a ajuda adicional das armas e habilidades especiais da tua personagem.


A campanha para jogador individual oferece 13 mapas separados que podem todos ser jogados em vários níveis de dificuldade. Podes lutar ao longo dos mapas da campanha com a mesma personagem, subindo o nível do teu herói e melhorando gradualmente as tuas armadilhas.


Se estiveres cansado do jogo individual, podes sempre mudar para o modo cooperativo ou experimentar os confrontos PvP.

World of Van Helsing: Deathtrap irá transportar-te para um cenário de fantasia verdadeiramente sombrio e violento, no coração das regiões ocultas da Tinta, o misterioso mundo transcendental dos jogos The Incredible Adventures of Van Helsing. Foi aqui que uma civilização perdida construiu uma cadeia de fortalezas para deter os horrores do mundo transcendental. Estas fortalezas vazias costumavam ser a primeira linha de defesa em todos os ciclos em que o coração negro da Tinta se abre por um período de tempo para descarregar novas hordas de monstros. Estes tentam atravessar para o mundo comum, mas o seu único percurso é através destes labirintos subterrâneos e fortalezas silenciosas, repletos de armadilhas antigas, proteções mágicas, encantamentos poderosos e máquinas ferrugentas… os quais, infelizmente, há muito que foram abandonados.


Agora, a próxima invasão está iminente e o destino do mundo está nas mãos de algumas almas desafortunadas, encarregadas destes labirintos letais: a Feiticeira, que foi treinada para usar o poder da Tinta, o Mercenário, que insensatamente aceitou um novo um trabalho que o trouxe sozinho para este local, e o Atirador, que viajou para aqui apenas para caçar os monstros lendários, mas que agora também tem de salvar o mundo.

NeocoreGames

www.neocoregames.com


Suporte

  • xboxsupport@neocoregames.com

Controlos do jogo:

: movimento

: ativar habilidades

: construir armadilhas e outras interações

: beber poção de saúde

: menu de opções do jogo

: Mapa/Informações sobre a vaga

: ficha da personagem

: abrandar a velocidade do jogo

: aumentar a velocidade do jogo

: aproximar a imagem

: afastar a imagem


Nos menus, consulta as informações sobre navegação e funções dos botões apresentadas por baixo dos painéis de menu.

Quando estiveres pronto para jogar, prime o para entrares na janela de criação da personagem. Escolhe a classe da tua personagem e atribui-lhe um nome. No Menu Principal, seleciona a opção Jogador individual para começares a tua aventura.


A primeira batalha

A tua primeira missão é a defesa da fortaleza do Brejo Negro. Seleciona-a no mapa de Campanha para veres detalhes sobre esta batalha.


Seleciona o nível de dificuldade da missão e inicia batalha. Mais tarde, podes escolher modos de jogo diferentes, bem como níveis mais poderosos.

Esta secção irá ensinar-te os aspetos mais importantes para matar monstros.

As batalhas no World of Van Helsing: Deathtrap são confrontos híbridos de defesa da torre e RPG de ação, em que tens de combater vagas de monstros com armadilhas e com a tua personagem.


Portais e caminhos

Estas criaturas terríveis chegam em enxames, vindas diretamente do coração das trevas, através dos Portais do Caos e tentam alcançar os Portais de saída que levam ao mundo real. Os Portais de saída são cúpulas de energia azul nos pedestais. A linha vermelha que vai até ao portal de saída mostra o caminho que os monstros irão percorrer para chegarem lá. Segue-o utilizando o manípulo esquerdo e encontra um lugar adequado para lutares.


Pontos de Portal e morrer

Se um monstro chegar ao Portal de saída (ou se morreres), isso irá custar-te Pontos de Portal. A barra verde indica quantos ainda tens disponíveis. A barra vermelha indica quantos monstros restam na vaga.


Recompensas

A tua missão em cada mapa é deter as vagas de monstruosidades: dependendo do teu sucesso na tarefa (tendo em conta as tuas definições de dificuldade e o número de monstros que conseguiram atravessar o teu Portal de saída), ganhas Pontos de Pesquisa, que poderão ser utilizados para melhorares as tuas armadilhas mais tarde.


Ganhas Pontos de Experiência por matares monstros tal como em todos os ARPG, e depois de terminares um mapa ganhas caixas com o espólio das batalhas.

No canto superior direito, podes ver o Mapa automático. A barra verde por baixo do mesmo indica quantos Pontos de Portal ainda tens disponíveis. A barra vermelha indica quantos monstros restam na vaga.


As missões que tens disponíveis são apresentadas por baixo da barra da vaga.


O globo no canto inferior esquerdo mostra os teus recursos, enquanto o Painel de Ação no canto inferior direito é dedicado às tuas habilidades de combate e aptidões.


O Indicador de Essência por cima do Painel de Ação mostra quanta Essência tens disponível para construir ou melhorar armadilhas.


Podes abrir a qualquer altura o painel de Informações sobre a Vaga e mapa premindo o . Serão fornecidas mais tarde informações adicionais sobre este tópico.

A tua personagem irá participar nas batalhas, com as suas habilidades e aptidões, mas as armadilhas irão causar a maior parte da destruição. As armadilhas são o elemento essencial do jogo – tens de usá-las para conseguires derrotar os teus inimigos.


As armadilhas apresentam-se sob formas variadas, desde maravilhas mecânicas a pilares mágicos e selos de invocação. Ganhas ou desbloqueias gradualmente novos tipos de armadilhas básicos, enquanto jogas ao longo dos mapas.


Construir armadilhas

Prime o gatilho esquerdo quando estiveres ao lado de um pilar mecânico ou quadrado do chão para acederes ao menu de construção de armadilhas. Escolhe uma armadilha disponível e prime o para a construíres. Depois de construíres uma armadilha, poderás melhorá-la construindo os melhoramentos disponíveis. Também poderás vender uma armadilha a qualquer momento e construir uma nova.


Tipos de armadilhas, espaços para armadilhas

As armadilhas incluem-se em 5 categorias e cada uma delas tem espaços específicos no mapa. As armadilhas pertencentes a uma determinada categoria só podem ser construídas nos espaços específicos correspondentes.


Custo de construção, Essência

A construção de armadilhas e melhoramentos custa Essência. Obténs uma quantidade fixa antes de cada vaga e ganhas mais matando monstros. Também obténs Essência adicional depois de cada vaga que derrotares. Se venderes uma armadilha, receberás a totalidade do seu custo em Essência.


Tipos de danos

A maioria das armadilhas tem um tipo de dano apresentado na respetiva descrição. Este determina o tipo de criaturas contra as quais a armadilha é eficaz.

Conceitos básicos de combate

Para além das armadilhas, podes combater os monstros com o teu Herói.


Utiliza o para te movimentares no Deathtrap. Aproxima-te dos objetos (armadilhas, portais, itens) com os quais pretendes interagir até ficarem realçados. Prime o para interagires com um objeto realçado.


Para lutares contra um inimigo realçado, ativa uma das habilidades de combate do teu herói, atribuída a um dos 6 botões de ação disponíveis: , , , , e . Podes associar quaisquer habilidades ativas a estes botões.


Classes de heróis

Podes escolher de entre 3 classes: Mercenário, Feiticeira e Atirador. Cada classe oferece-te diferentes habilidades e poderes para destruíres os teus inimigos, bem como um recurso específico. Isto significa que terás de adaptar as tuas táticas a cada classe.


Mana

A Feiticeira ativa as suas habilidades de batalha utilizando Mana. Este é um recurso que se regenera continuamente, mas a taxa de regeneração depende da situação. Taxa de regeneração de Mana: quando está parada, a Feiticeira regenera à taxa máxima (20/segundo, por predefinição). Ao executar qualquer ação, sofre uma penalização de -40%, e a proximidade de inimigos adiciona outra penalização de -50%. Estes modificadores são cumulativos.


Fúria

O Mercenário alimenta as suas habilidades de combate utilizando Fúria. Este recurso é gerado matando inimigos (a uma taxa de 5/morte, por predefinição). A taxa pode ser aumentada com habilidades e encantamentos de itens.


Foco

O Atirador precisa de Foco para ativar as suas habilidades de combate. Este recurso não se regenera sozinho. Para recuperar o Foco, o Atirador tem de se encobrir, o que acontece automaticamente quando passa 2 segundos sem atacar e afastado de inimigos.


Quando está encoberto, os inimigos ignoram o Atirador. Ele também recebe +30% na sua velocidade de Movimento, 4% de regeneração de Saúde e recupera Foco a uma taxa de 10/segundo, por predefinição.


Poções de Saúde

Se sofreres danos dos ataques inimigos, podes recuperar a saúde rapidamente ao beber poções, premindo o . Tem em atenção que depois de beberes uma Poção de Cura, terás de aguardar algum tempo até poderes beber outra.


Podes abrir o mapa e obter informações detalhadas sobre a próxima vaga abrindo a janela Informações sobre a Vaga (prime o ).


Mapa/Informações sobre a vaga

O mapa dá-te uma visão geral dos caminhos dos monstros e da localização das armadilhas. A lista à direita mostra os monstros que compõem a próxima vaga e podes verificar de que Portal de Monstros irão surgir.


Iniciar a vaga

Se já te familiarizaste com as tuas habilidades e construíste armadilhas suficientes, abre as Informações sobre a Vaga e prime o para iniciares a vaga.

Criaturas neutrais

Muitos níveis contêm arcas de tesouro que podes saquear para receberes itens e ouro adicionais. Para abri-las, terás primeiro de derrotar os seus guardiões, que deixarão cair a chave da respetiva arca. Tem em atenção que só podes derrotar os guardiões durante as vagas, quando não estiverem na forma de Fantasma.


Inimigos voadores

Presta sempre especial atenção aos inimigos voadores, pois estes não ativam as armadilhas de chão, pelo que não serão afetados por elas.


Velocidade do jogo

Se te encontrares numa situação difícil, podes abrandar o jogo com os botões de velocidade do jogo.

Esta secção irá ensinar-te a melhorares as tuas aptidões para matar monstros, armadilhas e equipamento entre as batalhas.

Experiência e subir de nível

No World of Van Helsing: Deathtrap, a experiência concede-te sabedoria, e com a sabedoria vem uma nova solução para dar cabo dos detestáveis invasores. O sistema extenso e detalhado de desenvolvimento da personagem oferece-te 100 níveis a alcançar e mais de 50 Habilidades por classe, as quais podes melhorar ao subires de nível.


Habilidades

Existem três níveis de habilidades; tens de subir o nível da tua personagem para desbloqueares o segundo e o terceiro níveis de habilidades. Cada habilidade tem 10 níveis para melhorar e todas as habilidades ativas possuem duas habilidades secundárias (ícones quadrados), que possibilitam mais especializações. Também existem muitas habilidades passivas que te podem ajudar nas batalhas.


Podes aprender novas habilidades e melhorá-las na janela Habilidades, disponível no ecrã do mapa de Campanha. Seleciona uma habilidade e prime o para aumentares o respetivo nível ou prime o para cancelares a alteração. Podes repor a habilidade selecionada (e as respetivas habilidades secundárias) com o . Isto permite-te receberes os teus pontos de habilidade de volta, mas irá custar-te algum ouro.


Atribuir habilidades

Podes associar as tuas habilidades aos botões que desejares, selecionando um deles e premindo o botão Y. Tem em atenção que só podes atribuir aos botões habilidades ativas, não habilidades passivas.


Atributos e estatísticas

A tua personagem também tem atributos de Saúde, Danos e Armadura, que aumentam automaticamente quando sobes de nível e que também podem ser afetados pelo equipamento da tua personagem. Cada classe de herói tem também uma aptidão especial: Mana, Fúria ou Foco.


Podes verificar as aptidões da tua personagem e diversas estatísticas na janela Ficha da personagem, disponível no mapa de Campanha. Aqui também podes aceder ao Inventário e Saque.

As armadilhas que enchem as caves destes labirintos são maioritariamente os produtos de uma civilização perdida, os mestres da magia e da tecnologia estranha anacrónica. Podes defender-te dos invasores com 25 armadilhas básicas e mais de 150 melhoramentos de armadilhas. Os melhoramentos de batalha podem ser construídos durante as missões para melhorar armadilhas, enquanto os melhoramentos gerais fornecem bónus permanentes uma vez comprados.


Pontos de Armadilha

Ganhas Pontos de Armadilha consoante o nível de dificuldade do mapa e do teu sucesso na batalha. Podes melhorar as armadilhas durante a fase de gestão entre os níveis, na qual podes comprar todo o tipo de melhoramentos com os teus Pontos de Pesquisa.


Desbloquear armadilhas

As armadilhas também podem ser desbloqueadas ao completar várias missões e feitos no mundo do jogo. Por exemplo, ao infligires cem golpes críticos, podes desbloquear o Posto de Arqueiros; ao imobilizares os teus inimigos 250 vezes, ganhas a Armadilha de Estase; mata o Grande Senhor do Lodo e a Jaula de Monstros será tua.


Melhorar armadilhas

Só podes aceder aos melhoramentos de armadilhas através da janela Gestão de Armadilhas, disponível no ecrã do mapa. Aqui podes melhorar as tuas armadilhas, comprando melhoramentos de batalha ou melhoramentos gerais para as mesmas. Prime o para gastares pontos ou prime o para retirá-los. Podes repor a armadilha selecionada (e os respetivos melhoramentos) com o . Isto permite-te receberes os teus pontos de armadilha de volta, mas irá custar-te algum ouro.

World of Van Helsing: Deathtrap inclui uma mecânica de equipamento detalhada, um sistema de saque completo e um inventário extremamente personalizável. O sistema básico assemelha-se ao da generalidade dos ARPG: cada personagem tem espaços de equipamento para armadura, amuleto, arma, anel e cinto, mais 3 espaços para Runas.


Os itens podem pertencer às seguintes categorias: Normal, Mágico, Raro, Épico, Antigo e Divino. Quanto mais raro for um item, mais poderoso será, encantado com mais aptidões mágicas. As Runas são utilizadas para reforçar as armadilhas, não a personagem.


Depois de terminares com sucesso a última vaga de um mapa, ganharás arcas de tesouro que podes saquear para receberes itens e ouro. Muitos níveis têm arcas de tesouro adicionais, mas, para abri-las, terás primeiro de derrotar os seus guardiões, que deixarão cair a chave da respetiva arca. Na Fase de Gestão podes vender os teus itens ou comprar novos.


Inventário

Podes aceder ao Inventário no separador Inventário da Ficha da personagem. Prime o gatilho esquerdo/direito para mudar a categoria do equipamento. Cada categoria tem um espaço para um item equipado na parte superior da lista, as Runas têm 3 espaços para itens equipados. Podes equipar ou remover um item com o botão A, ou premir X para movê-lo para o Saque (não disponível durante as batalhas), uma vez que o espaço no inventário é limitado.


Saque

O Saque é um espaço de armazenamento associado ao teu perfil Xbox, e não à tua personagem. Assim, podes usá-lo para guardar equipamento valioso que não queiras usar no momento, bem como para transferir equipamento entre as tuas diferentes personagens.


Loja

Aqui podes vender os itens que recolheste durante as batalhas ou comprar itens novos.


Fica atento às ofertas especiais que te permitem equipares-te com itens invulgarmente mais fortes. Obtém mais informações na secção Ofertas especiais e Fragmentos de Sonhos.

Podes experimentar a criação de artefactos, que te proporciona novas formas de adquirires itens mágicos mortíferos. Podes aceder à janela Criação a partir do mapa de Campanha.


Criar

Em vez de comprares itens, podes forjar novos, utilizando ouro e Recursos. Os Recursos são os ingredientes básicos dos novos itens. Durante as tuas aventuras, podes encontrar ou comprar várias receitas, que te permitem forjar novos itens a partir dos Recursos. Existem diversos tipos de Recursos que se assemelham a diferentes gemas.


Seleciona uma receita de criação no separador Criação, do lado esquerdo da janela Criação, e prime o para criá-lo. Os recursos necessários e o custo em ouro são apresentados por baixo da lista.


Reciclar

Os Recursos podem ser encontrados em batalhas, mas normalmente são obtidos a partir de outros itens. Seleciona um item na tua lista de Inventário, do lado direito da janela Criação, e prime o para reciclá-lo.


Também podes reciclar Fragmentos de Sonhos. Irás obter aleatoriamente 10 fragmentos de Esmeralda, Rubi, Topázio ou Diamante e obter algum ouro por cada um.


Os Recursos que tens disponíveis são apresentados por baixo da lista de Inventário.


Itens Antigos e Divinos

Por vezes, encontrarás itens Antigos ou Divinos excecionalmente poderosos. Estes artefactos irão para o teu inventário como itens de Nível 1, mas podes melhorá-los um Nível de cada vez, gastando Ouro e Recursos. Os itens Antigos podem ser melhorados até ao Nível 5 e os itens Divinos até ao Nível 10. A cada novo Nível, o artefacto ganha um bónus de encantamento, tornando-o ainda mais poderoso e único.


Seleciona um item Antigo ou Divino na tua lista de Inventário, do lado direito da janela Criação, e prime o para melhorá-lo.


A Tinta, o mundo transcendental de Borgovia, é a matéria-prima da criação. As lendas falam de como a essência cristalizada desta substância pode tornar os sonhos realidade. Estes Fragmentos de Sonhos são extremamente raros, mas aqueles que possuírem estes cristais únicos poderão alcançar grandes feitos… e ter acesso a itens poderosos.


Os Fragmentos de Sonhos são uma moeda do jogo que podes usar no Deathtrap: World of Van Helsing para tirar partido das Ofertas Especiais e comprar equipamento raro e poderoso para a tua personagem na Loja. A quantidade de Fragmentos de Sonhos está associada ao teu perfil Xbox, por isso podes usá-los com todas as tuas personagens!


As Ofertas Especiais podem conter itens Épicos, Antigos e Divinos, que podem tornar-se ainda mais poderosos depois de os melhorares com encantamentos adicionais. Podes reciclar os Fragmentos de Sonhos e convertê-los noutros recursos do jogo, que podem ser usados para melhorar os teus objetos Antigos e Divinos e criar equipamento novo. Obtém mais informações na secção Criação.

Campanha

A campanha para jogador individual oferece 13 mapas separados, e depois de os terminares poderás desbloquear mais 6 mapas de Cenário.


Cada mapa pode ser jogado em 4 níveis diferentes, o que significa que depois de concluíres um determinado mapa, podes voltar a jogar nele mais tarde com uma configuração diferente que te proporcionará um desafio mais difícil.


Demandas

Algumas batalhas incluem Demandas que te permitem obter recompensas adicionais. Para concluíres uma Demanda, tens também de cumprir a missão que a contém. Algumas demandas só aparecem nos níveis de dificuldade normal e difícil.


Mapa de Campanha

O mapa de Campanha apresenta as missões disponíveis e mostra quantas Estrelas de Campanha ganhaste em cada uma, nos diferentes níveis. Podes escolher entre as missões com o gatilho esquerdo/direito.


Prime o para selecionar uma missão e abrir a janela Informações sobre a Missão. Aqui podes ler os detalhes da missão e verificar as demandas disponíveis. Podes escolher um modo de jogo com o /. A predefinição é Campanha, onde podes escolher o nível e a dificuldade do mapa. Os níveis mais elevados só estarão disponíveis se já tiveres concluído todas as missões com pelo menos uma Estrela. Os mapas do Nível 2 só podem ser jogados nos níveis de dificuldade normal e difícil, o Nível 3 e o Nível 4 apenas na dificuldade difícil!


Consulta a secção Endgame para obteres mais informações sobre os outros modos de jogo: Cenário e Sem Fim.

Cenários

Os cenários no fim do jogo oferecem uma grande variedade de novas possibilidades. Podes configurar diferentes parâmetros na janela Informações sobre a Missão para aumentar o nível de dificuldade do mapa, o que, por outro lado, também te proporcionará mais recompensas.


Podes jogar os mesmos 13 níveis de campanha mais 6 mapas de cenário exclusivos com muitas possibilidades adicionais para experimentar novas configurações e recolher recursos.


Modo Sem Fim

O modo sem Fim proporciona-te um tipo de desafio diferente. Os monstros atacam o teu portal em vagas intermináveis, cada uma delas mais poderosa do que a anterior. O teu objetivo é defender o portal o máximo de tempo possível.


O teu registo de vagas/pontuação é guardado em todos os níveis; podes competir com o teu resultado anterior ou com outros jogadores no quadro de classificações.

Para além da experiência de jogador individual, o World of Van Helsing: Deathtrap também te oferece uma opção de jogo cooperativo. Os 13 mapas da campanha de jogador individual e os 6 mapas adicionais podem ser jogados com até 4 jogadores.


No modo cooperativo, só podem ser jogados em conjunto os mapas que estiverem disponíveis para todos os jogadores clientes e para o jogador anfitrião. Apenas o jogador anfitrião pode iniciar batalhas no mapa de Campanha e iniciar novas vagas.

A tua personagem continuará a evoluir e, à medida que desbloqueares novos mapas, continuarás a progredir na campanha individual e cooperativa.


Os mapas cooperativos têm mais Portais de saída para defender e mais Portais do Caos de onde surgem monstros (o número real depende do número de jogadores ativos) e, para aumentar o nível de dificuldade, estes monstros são mais fortes e as vagas são maiores. No modo de jogo cooperativo, todos os jogadores poderão construir todas as armadilhas que já desbloquearam durante as respetivas campanhas individuais.

Também podes jogar Cenários e batalhas Sem Fim no modo cooperativo.

O modo Contra permite que dois jogadores se enfrentem em combate. O jogador anfitrião será sempre o Defensor e o outro jogador irá desafiá-lo como Atacante. Cada função terá de usar estilos de jogo completamente diferentes para vencer a batalha, mas ambas proporcionam um jogo gratificante.


Defensor

Como defensor, a tua tarefa é semelhante à da campanha de jogador individual. Tens de evitar que as forças invasoras atravessem os teus Portais e terás de usar as armadilhas e o teu herói para alcançares o teu objetivo.


Atacante

Enquanto atacante, começas a batalha como um Espírito que não pode participar diretamente na batalha, mas podes possuir monstros e controlá-los como se fossem personagens. Desta forma, o Atacante tem acesso a aptidões especiais dos monstros. Quando controlas um monstro possuído, podes escolher o teu próprio caminho no mapa e essa é a tua oportunidade para ultrapassar à socapa as defesas do inimigo.


Na forma de espírito, ninguém pode atacar-te e podes mover-te muito mais rapidamente pelo campo de batalha do que o herói do Defensor. Os Espíritos também têm acesso a quatro totens que podem ser colocados no mapa para fornecer um reforço aos monstros nas proximidades.


Os quadros de classificações e o sistema de classificação permitem-te competir com outros jogadores.


Podes aceder à janela Quadro de Classificações no mapa de Campanha. Podes consultar diversas classificações e estatísticas de campanha, e comparar os teus resultados com os melhores jogadores ou com os teus amigos.


Tipos de quadros de classificações


  • Campanha: diversas estatísticas relativas à tua campanha, por exemplo, Monstros mortos, Maior matança

  • Pontuação no mapa: as melhores pontuações nos modos individual ou cooperativo nos mapas de Campanha

  • Sem Fim: os registos de vagas em diferentes mapas no jogo Sem Fim

  • Contra: a Classificação dos jogadores nos jogos Contra